sábado, 23 de outubro de 2010

Ideias para a Intervenção

O local escolhido para a nossa intervenção é a esquina da rua Gonçalves Dias com Rio Grande do Norte. O fato que nos chamou mais atenção foi uma árvore que atrapalha tanto a visão dos motoristas quanto de quem está esperando no ponto. Isso faz com que as pessoas esperem pelo ônibus no meio da rua ou sentadas em uma caixa de concreto que serve atualmente para pôr lixo.




Outro fator característico do local é o estresse proporcionado pelo constante fluxo de veículos, que dificulta a travessia dos pedestres, apesar da faixa presente no lugar. Além disso, existe próximo ao ponto de ônibus um bueiro com um cheiro muito desagradável. E para piorar, existe uma obra sendo feita do lado do ponto.









A primeira ideia de intervenção que tivemos foi deixar o lugar agradável. Para isso pensamos em deixar o ambiente com um clima woodstock, hippie. Tivemos muitas ideias para muitos problemas do lugar. Posteriormente filtraremos as melhores.


-Flores de tampinhas de garrafa nas arvores com sensores de cheiros e sons da natureza.


-Na caixa colocaremos um objeto interativo para que as pessoas mexerem enquanto esperam ônibus.
--
-Outra proposta é colocar no ponto somente o áudio do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Ibow_K7fqF0


-Modificação na faixa de pedestres, com objetivo de diminuir a velocidade dos carros, e mais segurança e tranqüilidade para quem atravessar.
http://www.youtube.com/watch?v=8r26AwT7PTM&feature=player_embedded
http://www.artenafaixa.com.br/
http://www.andafter.org/publicacoes/arte-na-rua-fotos-de-intervencao-urbana_1221.html


-Bolhas saindo dos bueiros dos dois lados da rua, integrando as duas calçadas. Ainda estamos pesquisando a possibilidade de serem aromatizadas. A máquina de bolhas será feita de garrafas PET, como mostra o vídeo
http://www.fazeco.com.br/produtos/entretenimento-e-brinquedos/maquina-de-fazer-bolhas-de-sabao-garrafas-pet/maquina-de-fazer-bolhas-de-sabao-feita-de-garrafas-pet-artesanato.html


-Grafites nos bueiros



















mais grafites: http://www.6emeia.com/index.php


-Mobiles (inspirados em Alexander Calder) pendurados nas arvores, para a integração com o clima anos 60
--

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Design de interação

IUAV
            É uma Universidade pequena situada em Veneza. Apresenta três faculdades: Arquitetura, Planejamento Regional e Artes e Design. É a única universidade na Itália, inteiramente dedicada ao ensino do planeamento e concepção de tudo relacionado com os espaços e ambientes em que vivemos: prédios, cidades e paisagens, objetos de uso diário e gráficos, os eventos culturais, teatrais e de multimídia.
           Na parte destinada aos ambientes interativos, design de interação não se limita a tela e o teclado do computador e telefone celular. Todos os tipos de objetos e instalações podem ser ligados em sistemas interativos.  Este é o mundo dos sensores, robótica, da computação física, interfaces tangíveis e ambientes inteligentes.

alguns projetos de alunos da universidade: 
Dreamstop (plataforma de desembarque) - http://www.interaction-venice.com/projects/iuav07-08Lab2/projects/dreamstop/





Dreamstop é uma instalação interativa, localizada em Veneza, em uma plataforma de desembarque (embarcadouro) para Veneza water-ônibus (vaporetti).

Durante a noite as pessoas podem ver gravada uma seqüência de vídeos registrados durante o dia no embarcadouro. O espectador tem de descobrir esses videos em movimento na frente das janelas.
Os embarcadouro constituem os nós da rede de transportes de Veneza.
Eles são "não-lugares", como quartos de hotéis, aeroportos e supermercados, casas de transitoriedade, sem significado. Ao mesmo tempo, eles são um dos poucos edifícios modernos em Veneza, mas também o menos atrativo espaços, especialmente por causa da sua iluminação noturna. Por isso, é particularmente tentador imaginar uma intervenção como Dreamstop. 



















Kalma (respiração) - http://www.interaction-venice.com/projects/iuav07-08Lab2/projects/kalma/





É uma instalação que estabelece uma relação entre o local e seus visitantes. Parece que o espaço esta vivo, e respira nervosamente ao receber um visitante. A respiração é visualizada através da projeção de luz na calçada e o som dela é sincronizado com a projeção. O visitante, intrigado com o lugar, descobre-o lentamente e pelo seu movimento em torno do espaço, vai iluminando –o aos poucos. O humor do visitante se funde com a atmosfera do lugar. O usuário pode acalmar o local e fazer contato com ele.

StormRaiser (bracelete) - http://www.interaction-venice.com/projects/iuav07-08Lab2/projects/storm-raiser/





A instalação é feita para festas em um armazém em Veneza. A interação é causada pela excitação das pessoas: quanto mais se dança mais o ambiente muda.

IVREA

        Interaction Design Institute Ivrea (Interaction Ivrea) é uma organização independente sem fins lucrativos, fundada pela Telecom Italia e Olivetti, e agora faz parte da iniciativa Italia Progetto da Telecom Italia. Com sede em Milão, oferece um mestrado de dois anos do Programa de Design de Interação para participantes de todo o mundo com diploma universitário na área de desenho, arquitetura, comunicação, ciência da computação ou psicologia. A admissão é baseada em um processo de seleção rigorosa. Bolsas estão disponíveis para os admitidos.
        Tem como objetivo desenvolver a cultura do design de interação, que surgiu com o Vale do Silício, no contexto europeu, particularmente na construção de patrimônio da Itália e as forças presentes em inovação, design e estilo de vida. Ao fazer isso, ele irá forjar uma fusão distintamente italiana de cultura, tecnologia, modelos de serviço e design de produtos e serviços.
        O Processo de Design de Interação em Ivrea:

1. Compreender a experiência dos usuários.
Como eles vivem o que eles precisam e querem.
2. Imagine novas oportunidades
com o “brainstorming”, mapeamento de oportunidades.
3. 
prototipagem "Just-enough":
modelos para revelar a qualidade da experiência.
(Não é o suficiente para ver que a tecnologia funciona.)
4. 
soluções de Design:
. 
Qual é o papel do produto ou serviço na vida das pessoas?
. 
qual é o modelo mental correta para o usuário?
. 
Qual é o “look and feel” da interação?
. 
Quais são as questões técnicas a resolver?
5. 
Artesanato da experiência interativa.
 Que as pessoas vão ver, ouvir e sentir.
6. Apresentar e testar o resultado.