segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Design de interação

IUAV
            É uma Universidade pequena situada em Veneza. Apresenta três faculdades: Arquitetura, Planejamento Regional e Artes e Design. É a única universidade na Itália, inteiramente dedicada ao ensino do planeamento e concepção de tudo relacionado com os espaços e ambientes em que vivemos: prédios, cidades e paisagens, objetos de uso diário e gráficos, os eventos culturais, teatrais e de multimídia.
           Na parte destinada aos ambientes interativos, design de interação não se limita a tela e o teclado do computador e telefone celular. Todos os tipos de objetos e instalações podem ser ligados em sistemas interativos.  Este é o mundo dos sensores, robótica, da computação física, interfaces tangíveis e ambientes inteligentes.

alguns projetos de alunos da universidade: 
Dreamstop (plataforma de desembarque) - http://www.interaction-venice.com/projects/iuav07-08Lab2/projects/dreamstop/





Dreamstop é uma instalação interativa, localizada em Veneza, em uma plataforma de desembarque (embarcadouro) para Veneza water-ônibus (vaporetti).

Durante a noite as pessoas podem ver gravada uma seqüência de vídeos registrados durante o dia no embarcadouro. O espectador tem de descobrir esses videos em movimento na frente das janelas.
Os embarcadouro constituem os nós da rede de transportes de Veneza.
Eles são "não-lugares", como quartos de hotéis, aeroportos e supermercados, casas de transitoriedade, sem significado. Ao mesmo tempo, eles são um dos poucos edifícios modernos em Veneza, mas também o menos atrativo espaços, especialmente por causa da sua iluminação noturna. Por isso, é particularmente tentador imaginar uma intervenção como Dreamstop. 



















Kalma (respiração) - http://www.interaction-venice.com/projects/iuav07-08Lab2/projects/kalma/





É uma instalação que estabelece uma relação entre o local e seus visitantes. Parece que o espaço esta vivo, e respira nervosamente ao receber um visitante. A respiração é visualizada através da projeção de luz na calçada e o som dela é sincronizado com a projeção. O visitante, intrigado com o lugar, descobre-o lentamente e pelo seu movimento em torno do espaço, vai iluminando –o aos poucos. O humor do visitante se funde com a atmosfera do lugar. O usuário pode acalmar o local e fazer contato com ele.

StormRaiser (bracelete) - http://www.interaction-venice.com/projects/iuav07-08Lab2/projects/storm-raiser/





A instalação é feita para festas em um armazém em Veneza. A interação é causada pela excitação das pessoas: quanto mais se dança mais o ambiente muda.

IVREA

        Interaction Design Institute Ivrea (Interaction Ivrea) é uma organização independente sem fins lucrativos, fundada pela Telecom Italia e Olivetti, e agora faz parte da iniciativa Italia Progetto da Telecom Italia. Com sede em Milão, oferece um mestrado de dois anos do Programa de Design de Interação para participantes de todo o mundo com diploma universitário na área de desenho, arquitetura, comunicação, ciência da computação ou psicologia. A admissão é baseada em um processo de seleção rigorosa. Bolsas estão disponíveis para os admitidos.
        Tem como objetivo desenvolver a cultura do design de interação, que surgiu com o Vale do Silício, no contexto europeu, particularmente na construção de patrimônio da Itália e as forças presentes em inovação, design e estilo de vida. Ao fazer isso, ele irá forjar uma fusão distintamente italiana de cultura, tecnologia, modelos de serviço e design de produtos e serviços.
        O Processo de Design de Interação em Ivrea:

1. Compreender a experiência dos usuários.
Como eles vivem o que eles precisam e querem.
2. Imagine novas oportunidades
com o “brainstorming”, mapeamento de oportunidades.
3. 
prototipagem "Just-enough":
modelos para revelar a qualidade da experiência.
(Não é o suficiente para ver que a tecnologia funciona.)
4. 
soluções de Design:
. 
Qual é o papel do produto ou serviço na vida das pessoas?
. 
qual é o modelo mental correta para o usuário?
. 
Qual é o “look and feel” da interação?
. 
Quais são as questões técnicas a resolver?
5. 
Artesanato da experiência interativa.
 Que as pessoas vão ver, ouvir e sentir.
6. Apresentar e testar o resultado.

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