Projetado para ser um cassino que foi inaugurado em 1943, a obra prima do modernista Oscar Niemeyer abriga hoje um museu situado na orla da Lagoa da Pampulha.
O olhar que tivemos do local foi direcionado com base no livro "Lições de Arquitetura”, de Herman Hertzberger, e nos seus conceitos: forma convidativa; polivalência, flexibilidade e funcionalidade; articulação entre publico e privado; irregularidades; gradações de demarcações territoriais, entre outros abordados pelo autor.
Edifício é caracterizado por quatro dos cinco pontos da nova arquitetura de Le Corbusier, que são: Planta Livre - através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural. Fachada Livre-resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos; Pilotis- sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo e Janelas em Banda- possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem. O ultimo ponto é Terraço jardim, mas nesse caso o jardim se apresenta frondoso na frente do museu feito por Burle Marx.
O atual museu apresenta integração total com o ambiente em que foi construído. A sua estrutura foi feita de tal maneira que parece estar flutuando.
O cassino recebia jogadores da alta sociedade de todo o país. Espaços cuidadosamente pensados, e que as vezes passam despercebidos funcionam muito bem para um local de jogos e encontro. É o caso da parede de espelhos, a escada em espiral, a rampa no interior e a marquise na entrada, por exemplo. Fugindo dos modelos modernistas, o arquiteto faz nessa obra uso das curvas, que combinadas com as colunas, a torna mais leve, dando a impressão de estar flutuando a quem olha de longe.
O cassino funcionou até 30 de abril de 1946, quando o general Gaspar Dutra proibiu jogo em todo território nacional. Em 1957, passou a funcionar como Museu de Arte. Este, por sua vez, não recebe muitas exposições, pois a grande luminosidade e a disposição do espaço dificultam muitos tipos de exposições.
"Fiz este projeto em uma noite, não tive outra alternativa. Mas quando funcionava como cassino, cumpria bem suas finalidades, com seus mármores, suas colunas de aço inoxidável, e a burguesia a se exibir, elegante, pelas suas rampas."
— Oscar Niemeyer
Situada numa ilha artificial, ligada por uma pequena ponte de concreto à orla, a Casa do Baile foi projetada com a finalidade de criar na Pampulha um espaço de diversão popular. Inaugurada juntamente com todo o complexo feito por Niemeyer em 1943, que incluía uma igreja, um cassino, uma casa de dança popular, um clube e um hotel, que não foi construído.
A edificação é marcada pelas curvas,
Como varias obras de Nyemeyer, a área de serviço é escondida do olhar do publico. No antigo cassino ela é colocada atrás da parede de espelhos. Já na Casa do Baile existem duas circunferências tangentes, onde a menor é aberta ao publico e o espaço entre o maior círculo e o menor, é reservado aos banheiros e serviços. Dos círculos se desprende uma marquise, marcada por curvas, o que parece dar movimento à estrutura.
Recentemente a casa passou por uma reforma, onde se rebaixou o teto. Isso fez com que a casa perdesse suas características originais da época em que foi construída.
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Planta da Casa do Baile |
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